VALENTE VALENTINA

VALENTE VALENTINA
BLOG DA GATINHA VALENTINA

terça-feira, 7 de junho de 2016

Apraxia da fala - o que é isso ???

Pessoal como sempre estou dando mais uma informação importante sobre um assunto pertinente a todos nós. A minha Amiga Mariana Chuy, hoje responsável pela Associação Brasileira de Apraxia vai esclarecer alguns pontos e em breve teremos novidades aqui em Porto Alegre para você. !!



A Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância, uma ONG fundada por pais de crianças com este diagnóstico, possui como missão a divulgação deste diagnóstico no Brasil, através de informação e formação de qualidade.

As ações da associação visam a fornecer informação, através de palestras, textos e materiais didáticos para pais e profissionais.

Nos dias 29 e 30 de Julho ocorrerá em Porto Alegre mais um Seminário apresentado pela Fonoaudióloga Elisabete Giusti.

Mas afinal, o que é Apraxia de Fala na Infância?

A Apraxia de fala na infância é um distúrbio de fala neurológica. As crianças assim diagnosticadas lutam para dizer sílabas e palavras, porque seu cérebro tem dificuldade para

comandar corretamente toda a musculatura envolvida na produção de fala. É como se cérebro e músculos estivessem em sintonias de rádio diversas.


Pesquisadores americanos estimam que um ou dois de cada 1.000 crianças têm apraxia, mas não existem muitos dados sobre a doença, em especial aqui no Brasil, onde o diagnóstico é pouco conhecido, o que faz com que crianças com APRAXIA de fala estejam diagnosticadas com Espectro Autista, Retardo de Linguagem, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, atraso global no desenvolvimento, Distúrbio Articulatório, transtorno Fonológico, por exemplo.

Uma criança que não for adequadamente diagnosticada, contudo, não terá o tratamento de que ela realmente necessita.

A apraxia não ocorre em razão da falta de estímulo dos pais ou familiares.

A Apraxia pode ocorrer secundariamente a outras condições, de origem genética, metabólica ou doenças mitocondriais. Nesta categoria, estão inclusas situações como o Autismo, Síndrome de Down, Síndrome do X-Frágil (isso mesmo, as crianças podem ter esses diagnósticos e ter também ter Apraxia!). Isso não significa que todas as crianças com estes diagnósticos terão Apraxia, mas pode ocorrer.

Na maioria dos casos, contudo, a Apraxia não possui uma causa conhecida, não apontando os exames realizados qualquer alteração. Geralmente estas crianças não apresentam anormalidades neurológicas observáveis ou detectadas nos exames tradicionais. Para os pais isso é uma angústia!

A terapia fonoaudiológica, ADEQUADA, adaptada à dificuldade no planejamento motor da fala e frequente (intensiva) é a ÚNICA oportunidade para a criança com Apraxia, melhorar a sua capacidade de fala.

Os limites de cada criança somente serão determinados com o passar do tempo. Os avanços de uma criança com diagnóstico de apraxia são algo que varia muito de indivíduo para indivíduo.

Profissionais, incluam a apraxia de fala nas suas hipóteses diagnósticas: criança que fala, mas de forma não clara, que não articula de forma precisa, que fala muito rápido, que usa sempre a mesma entonação, que tem uma fala que as pessoas não conseguem entender pode apresentar Apraxia de Fala.


10 sinais de Apraxia de Fala:

* Balbucio limitado ou pouca variação (considerados “bebês quietinhos”);
* Repertório de fonemas (sons) (por ex. só produz duas vogais ou apenas
o som do P ou M);
* Erros ou “trocas” inconsistentes (ou seja, ora o “pato” é “pu” ora é “bi”);
* Aumento erros ou dificuldade quanto mais extensa e mais complexas as
sílabas das palavras;
* Omissões de sílabas, principalmente as iniciais;
* Erros de vogais “ex. troca E por A”;
* Fala “monótona”, parece que fala sempre do mesmo “jeito”;
* Perda de palavras previamente produzidas (falou por ex. "carro" uma vez e nunca mais conseguiu!");
* Mais dificuldade com as respostas de fala voluntária do que as automáticas;
* Predominância do uso de formas silábicas simples (consoante-vogal), ex. pode ocorrer da criança falar apenas uma sílaba ou apenas a vogal da palavra;
* Outros sinais que podem estar presentes: desajeitamento motor global, dificuldade na coordenação motora fina, dificuldades alimentares (o alimento "fica parado" na boca ou recusa de alimentos), dificuldade para realizar voluntariamente sorriso, mandar beijo, (expressões faciais), dificuldade com movimentos orais (não-verbais) como movimentar a língua para cima, para os lados, fazer bico, soprar, etc.

Maiores informações: www.apraxiabrasil.org


Um comentário:

  1. Paula, obrigada por divulgar esse tema tão pouco conhecido aqui no Brasil.
    Um beijo bem estalado

    ResponderExcluir

Obrigada desde ja pela sua atenção e seu comentário!!! um grande abraço Paula e Valentina.