VALENTE VALENTINA

VALENTE VALENTINA
BLOG DA GATINHA VALENTINA

terça-feira, 10 de maio de 2016


DENTES

Sempre gosto de esclarecer os assuntos relacionados a Holoprosencefalia  em seguida mostrar como aconteceu conosco e como pode ser tratado. No caso da dentição de crianças com HPE é bem comum que se apresente a Sindrome do incisivo central Superior Solitário pela má formação da linha média como segue estudo abaixo:

Introdução: a presença de um incisivo central superior solitário é um evento bastante incomum
na população. A prevalência da chamada Síndrome do Incisivo Central Superior Solitário
 (SICSS) é verificada em 1:50.000 nascimentos, sendo registrado um maior acometimento
no sexo feminino. Essa alteração no desenvolvimento da oclusão dentária é caracterizada
por más formações estruturais, sobretudo na região de linha média do paciente. O diagnóstico
precoce e o tratamento adequado dessa síndrome são de grande importância, pois essa
condição talvez seja um indicativo de que o paciente pode apresentar outras más formações
congênitas severas, não devendo ser a SICSS considerada uma simples anomalia dentária. Os
procedimentos ortodônticos, nesses casos, variam dependendo do grau de comprometimento
das estruturas ósseas da maxila, da oclusão em si, e principalmente da sutura palatina mediana.
Objetivo: discutir, baseado em evidências científicas, aspectos importantes relacionados à
SICSS, bem como apresentar um caso clínico de paciente do sexo feminino com SICSS, que
foi submetida a tratamento ortodôntico na Clínica Odontológica Integrada Infantil da Universidade Federal de Santa Maria / RS.
Conclusão: pela análise crítica da literatura, verifica-se ser muito importante o diagnóstico correto e precoce acerca dessa síndrome, visto que há possibilidade da mesma estar associada a outros problemas de desenvolvimento. Além disso, o paciente acometido pela SICSS deve ser assistido por uma equipe multidisciplinar de saúde, de forma a otimizar os resultados clínicos e devolver-lhe qualidade de vida

No caso da Valentina isto não aconteceu mas cuidados importantes devem ser tomados com os dentes de crianças com Paralisia Cerebral

Com quantos anos os dentes de leite começam a nascer? E os permanentes?
Os 20 dentes de leite normalmente começam a nascer a partir dos 6/8 meses de vida, se completando até 3 anos. Neste período sintomas comuns como irritação, coceira na gengiva, febre e diarréia podem ocorrer. O início da troca dos dentes de leite pelos permanentes ocorre a partir dos 6 anos de idade aproximadamente. Nas crianças com Paralisia Cerebral os dentes de leite podem demorar um pouco mais em sair, assim como a troca dos dentes de leite pelos permanentes.

Por que devemos cuidar dos dentes de leite?
O dente de leite é muito importante porque serve para manter o espaço para quando o dente permanente for nascer. Por isso, é importante conservá-lo até o momento certo de cair.
Os dentes também contribuem para uma adequada saúde geral, ajudando na fala, na mastigação dos alimentos e na comunicação com os outros através do sorriso.

O que pode causar a cárie?
O que mais pode produzir cáries é a falta de escovação associada a uma alimentação inadequada. Nos bebês a cárie de mamadeira é o tipo de cárie mais comum, podendo comprometer grande número de dentes e levar à perda antes da época certa. A freqüente ingestão de leite ou líquidos açucarados, principalmente durante o sono (noturno) sem realizar posteriormente higiene bucal, aumenta o risco do bebê desenvolver esta doença.

A mãe pode passar cárie para o bebê?
Sim. A cárie é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por bactérias que podem ser transmitidas para o bebê pela mãe ao assoprar o alimento quente, beijar a criança na boca ou experimentar a comida com a mesma colher que dá o alimento para a criança.

Antibiótico Causa cárie?
Não. A criança que faz uso de antibióticos geralmente apresenta muitos quadros repetidos de infecções em nariz/ouvido/garganta, o que favorece o acúmulo de bactérias na boca. A falta de higiene associada à alimentação inadequada é o responsável pela cárie dental.

Devemos limpar a boca do bebê mesmo que ele não tenha dentes?
Sim. É importante que a mãe realize a limpeza da gengiva do bebê após as mamadas e papinhas com uma gaze ou fralda embebida em água limpa. O hábito da higiene bucal deve começar desde cedo.

Se meu filho utiliza sonda para alimentação, é necessário escovar os dentes?
Sim, pois mesmo que a criança não receba alimentação via oral, pode existir a formação de placa bacteriana na superfície dos dentes, o que pode provocar a formação de tártaro.

Como fazer para escovar os dentes do bebê? Quantas vezes ao dia?
Devemos transformar o momento da escovação dentária em um hábito prazeroso para a criança. Os dentes devem ser escovados após cada uma das refeições, mesmo se estas são líquidas ou semi-sólidas.

Devo utilizar a pasta dental?
Cuidado com o uso de pasta dental! Para crianças que ainda não desenvolveram o mecanismo de cuspir, o ideal é a utilização de uma pasta dental sem flúor, pois o excesso de flúor pode causar irritação gástrica além de oferecer risco para a formação dos dentes permanentes (fluorose). Para crianças que aspiram, recomendamos às mães que escovem apenas com escova e água, sem utilizar a pasta de dentes.

Qual a melhor técnica de escovação?
A melhor maneira de escovar os dentes do bebê vai se desenvolver de acordo com o costume da mãe e do comprometimento da criança. Crianças com Paralisia Cerebral nem sempre abrem a boca facilmente. Para aquelas que tem dificuldade de abrir a boca e já tem dentes, as mães podem utilizar palitos (abaixadores de língua) envolvidos numa gaze e colocá-los entre os dentes da criança, forçando a abertura. Nas crianças que não tem dentes, as mães podem apenas pressionar com o dedo indicador, o fundo da boca, atrás do último dente, esse movimento fará com que a boca da criança abra.

Qual o tipo ideal de escova de dente? E pasta dental?
A escova de dente deve ser sempre macia, de cabeça pequena e cabo reto. A pasta de dentes deve ser usada sempre em pequena quantidade, preferencialmente aquelas sem flúor ou com baixo teor de flúor para crianças menores.

A partir de quando devemos levar as crianças ao Dentista?
A primeira visita ao Dentista deve ser a partir do aparecimento do 1º dentinho na boca e a cada 6 meses para aplicação de flúor, orientações de higiene oral e de alimentação. A prevenção é sempre o melhor remédio. Aos 3 anos a criança deve passar por uma consulta com o Dentista  para avaliar a mordida e detectar hábitos bucais nocivos, tais como chupar chupeta ou dedo, roer unhas, respiração pela boca , etc., que podem ser corrigidos precocemente.

Como manter a boca de meu filho saudável?
Para manter a saúde da boca do seu filho é indispensável: uma alimentação saudável, uma escovação adequada e consultas periódicas ao dentista.

E assim se foi o primeiro dentino da nossa baixinha, a fada veio no escurinho do cinema e levou o dente enquanto ela comia pipoca !! dia 08/05/2016 - Dia das mães 

                                                   minha banguela preferida !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada desde ja pela sua atenção e seu comentário!!! um grande abraço Paula e Valentina.