VALENTE VALENTINA

VALENTE VALENTINA
BLOG DA GATINHA VALENTINA

quarta-feira, 18 de maio de 2016


ALERTA :  Luxação e Subluxação de Quadril

Crianças que não andam, que andam pouco, que tem pouco controle de tronco e pescoço, podem ter algum tipo de problema no quadril. A musculatura também interfere muito, quando os músculos são mais rígidos ou espásticos, há um desequilíbrio da musculatura ao redor dos quadris, dificultando a abertura das pernas. Com o tempo, há perda da relação anatômica entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, o que ocasiona muita dor durante a terapia, a troca de fraldas e até mesmo dificuldade para ficar sentado na cadeira de rodas. Algumas vezes, a dor interfere até no sono.
Prevenir é o melhor caminho!
É muito importante o acompanhamento do Ortopedista, do Neurologista, do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, que vão orientar as melhores práticas no dia a dia para prevenir a luxação de quadril, que pode envolver:

• Ficar em pé no parapodium
• Fazer RX constantemente
• Medir o grau de abertura dos quadris
• Fisioterapia
• Terapia Ocupacional
• Bom posicionamento em todos os momentos

Cada caso é um caso, somente os profissionais podem orientar qual o melhor tratamento.A Valentina em set/2013 estava com este osso do fêmur 56% para fora do acetábulo e por este motivo juntamente com Dr. Sizinio Hebert (ortopedista) decidimos fazer uma cirurgia preventiva, ou seja, para tentar reverter ou no máximo parar esta luxação. Esta cirurgia se chama TENOTOMIA DE ADUTORES, 
 TENOTOMIA: liberação de tendões de músculos espásticos
ALONGAMENTO DE TENDÃO: enfraquece os músculos espásticos e posiciona melhor as articulações.
E hoje quase 3 anos depois o resultado ainda é um sucesso, com Raio X a cada 6 meses podemos controlar seu quabril e ela apresenta no máximo 25%. (aceitavel até 30%).
Mantemos estes números graças a 8 hs semanais de método Pediauit e muito parapodium.



Um comentário:

  1. Como é linda a Valentina. És uma mãe maravilhosa e achei ótimo que criaste esse blog. Marina passou por cirurgia semelhante no tornozelo para (posicionar) endireitar os pezinhos tortos. Vai precisar mais uma cirurgia num dos pés que ainda não está no lugar. abraço

    ResponderExcluir

Obrigada desde ja pela sua atenção e seu comentário!!! um grande abraço Paula e Valentina.