VALENTE VALENTINA

VALENTE VALENTINA
BLOG DA GATINHA VALENTINA

quarta-feira, 29 de maio de 2013




Pediasuit

Uma alternativa que traz mais qualidade de vida


    Atualmente, os avanços tecnológicos representam um progresso que transcende a facilidade cotidiana. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia pode representar uma possibilidade de reabilitação, independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Nesse sentido, surgem novos recursos no campo da neurologia que possibilitam potencializar ganhos motores e funcionais em crianças e adultos com sequelas de lesões neurológicas.
   O Centro de Estudos e Fisioterapia para  Funcionalidade e Integração (CENEFFI) é pioneiro no Rio Grande do Sul, trazendo mais uma inovação a reabilitação. A última aquisição do centro é o uso de uma roupa especial, que cumpre a função de um esqueleto, possibilitando uma série de intervenções específicas realizadas pelos profissionais, garantindo resultados de desenvolvimento surpreendentes. Esse tratamento recebe o nome de PediaSuit.
  O PediaSuit (desenvolvido na Flórida – EUA) é um protocolo de tratamento intensivo, que utiliza uma órtese dinâmica (suit), desenvolvida com base na descoberta de cientistas e especialistas em medicina espacial, do programa espacial Russo, que desenvolveram um primeiro “suit” – o Penguin Suit – com ação de carga, na tentativa de neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e hipocinesia sobre o corpo: perda de densidade óssea, alteração da integração das respostas sensoriais, atrofia muscular, alteração da integração das respostas motoras, alterações cardiovasculares e desequilíbrios dos fluídos corporais. Sendo esses efeitos muito semelhantes em pessoas com lesão neurológica – e devido ao sucesso do “suit” na reabilitação dos astronautas –, estudiosos da reabilitação o aperfeiçoaram, trazendo sua aplicação para a área da neurologia.
    “O PediaSuit consiste em um protocolo de fisioterapia intensiva composto de até 4 horas de terapia por dia, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas, conforme a avaliação inicial e particularidades individuais.”
    A terapia é realizada através da utilização de uma órtese dinâmica, a qual consiste em touca, colete, short, joelheira, tênis e um sistema de elásticos ajustáveis às necessidades de cada paciente, configurados para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados de movimento.
O CENEFFI é responsável pela franquia do PediaSuit na região sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai e conta com uma equipe de profissionais treinados e habilitados para sua utilização. Os pacientes atendidos pelo CENEFFI na terapia intensiva, antes e após o tratamento, são submetidos a avaliações motoras quantitativas, GMFM (que avalia função motora grossa) e PEDI (que avalia funcionalidade), que proporcionam um melhor acompanhamento da evolução do paciente. Além disso, são realizados registros através de filmagens e fotografias para acompanhamento evolutivo, terapêutico e científico, sendo necessário o consentimento livre e esclarecido do paciente ou dos responsáveis (caso este seja menor de idade). A abordagem de tratamento utilizada pelo CENEFFI é baseada no Conceito Neuroevolutivo Bobath.
    “O tratamento tem indicação para pacientes com paralisia cerebral, autismo, mielomeningocele, síndrome de Down, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico, entre outros.”
Entre os benefícios terapêuticos proporcionados, pode-se destacar: aumento da densidade mineral óssea, força muscular, propriocepção, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modulação de tônus postural e alinhamento         biomecânico.
   Com o PediaSuit, os pacientes ganham mais qualidade de vida e aumentam o repertório de movimentos seletivos, otimizando o desenvolvimento das suas atividades funcionais. Agende uma avaliação e descubra os benefícios que essa terapia oferecida pelo CENEFFI podem trazer aos seus movimentos.








OLÁ PESSOAL, É MUITO BOM PODER DIVULGAR ESTAS TERAPIAS, POIS PODEM AJUDAR MUITAS CRIANCÁS. A VALENTINA AINDA NÃO ESTÁ FAZENDO , MAS EM BREVE DEVEMOS COMEÇAR, ASSIM QUE CONSEGUIRMOS QUE NOSSO PLANO DE SAUDE PAGUE O TRATAMENTO, POIS AINDA TEM O CUSTO MUITO ELEVADO, MAS EM BREVE AVISAMOS O QUE VAMOS CONSEGUIR. !!!!!
QUEM TIVER INTERESSE PODE ENCONTRAR TODAS AS INFORMAÇÕES NO CENEFFI.
WWW.CENEFFI.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada desde ja pela sua atenção e seu comentário!!! um grande abraço Paula e Valentina.